Desafios logísticos para o mercado atacadista

Desafios logísticos para o mercado atacadista

Pode-se afirmar, sem nenhum exagero, que o atacado é o segmento da economia com maior capilaridade, estendendo seus serviços a todos os municípios brasileiros. Os números são impressionantes: o setor conta com 5 milhões de metros quadrados para a armazenagem de produtos secos e 200 mil metros quadrados para produtos frigorificados, emprega quase 1 milhão de pessoas e opera cerca de 70 mil veículos para entrega. Muito por conta disso, o atacado se tornou um grande aliado estratégico da indústria, com uma penetração cada vez maior e mais intensa até mesmo nas regiões mais afastadas do país. Ao longo das últimas três semanas, escrevemos sobre os desafios logísticos na indústria, no varejo e no e-commerce. Hoje encerramos nossa série de desafios logísticos com o poderoso mercado atacadista. Quer saber mais? Então confira:

Busca pela eficiência logística

O século XXI é marcado pela presença cada vez maior de um mercado globalizado e da concorrência extremamente acirrada, o que traz como consequência a nivelação dos preços e uma enorme pressão sobre o setor logístico. A logística, por sua vez, é uma atividade que não agrega diretamente valor ao produto final entregue ao consumidor. Dessa forma, do ponto de vista do cliente final, não faz diferença como, quando e por que determinado produto foi armazenado ou transportado. Por que, então, as grandes empresas do comércio atacadista investem tanto em logística?

Motivos para o investimento

Todo investimento realizado em logística deve ser cuidadosamente analisado, uma vez que, como já vimos no tópico anterior, esse tipo de passivo não altera diretamente a qualidade do produto final. Seus principais objetivos são, portanto, cortar gastos e otimizar operações. Isso faz com que o investimento em logística acabe sendo visto como um conceito aparentemente paradoxal: gastar dinheiro para cortar gastos. Mas essa incoerência é meramente aparente, já que, evidentemente, a aquisição de novos equipamentos, o investimento em galpões e em tecnologias contribuem — e muito! — para a eficiência dos processos dentro de uma cadeia de suprimentos.

Desafios logísticos do transporte

O transporte de produtos no Brasil é uma atividade extremamente desafiadora, porque o país carece enormemente de uma estrutura portuária eficiente para a movimentação de cargas em larga escala. Tampouco pode-se contar com ferrovias integradas e de boa qualidade, não é verdade? Assim, o que resta como alternativa, na maioria das vezes, é o transporte rodoviário. Sabe-se, contudo, que as rodovias brasileiras não são da melhor qualidade possível, certo? E é por isso que o investimento no planejamento de rotas, na manutenção de veículos e na comunicação pode ser a chave para driblar os desafios logísticos do setor.

Solução para o armazenamento

Outro ponto fundamental para o setor atacadista é o armazenamento adequado dos produtos. Investir em um galpão moderno, bem localizado e estruturado, bem como em um sistema eficiente de gerenciamento de armazéns pode ajudar a cortar custos e tornar a mercadoria mais competitiva no mercado. Os condomínios logísticos têm se mostrado como uma verdadeira tendência no mercado, já que são construídos e operados por especialistas no assunto e proporcionam a máxima eficiência nos procedimentos diários. Para saber mais sobre o galpão perfeito para a sua empresa clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia completo.

Resta concluir que, de fato, são muitos os desafios logísticos enfrentados pelo mercado atacadista, no entanto, em cada adversidade encontrada ao longo do caminho, reside uma oportunidade para pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras, saindo na frente da concorrência e ganhando mercado. Então o que ainda está esperando para superar esses obstáculos e alavancar de vez seus negócios?

E não deixe de comentar aqui e compartilhar conosco suas impressões e experiências! Participe!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!