Siga esses 5 passos para planejar sua rota logística
Ao elaborar uma estratégia logística que atenda da melhor maneira possível às necessidades do seu negócio, há vários fatores que precisam ser analisados com calma e muito cuidado, a fim de agilizar o despacho e a adequada circulação dos produtos até a chegada os endereços de destino dos clientes.
Então será que é melhor ter um único depósito central ou inúmeros centros de distribuição localizados em municípios estratégicos pelo país afora? Qual a posição de mercado que sua empresa atualmente ocupa e onde pretende chegar a partir das mudanças iminentes? As respostas a questões tão relevantes, mas tão diversas, podem trazer indicações preciosas para o planejamento da trajetória que será usada como padrão para sua organização.
Existem certos aspectos que não podem ser negligenciados nessa importante tomada de decisões. Portanto, confira agora mesmo nossas dicas para preparar um itinerário logístico de alto nível e conquistar ainda mais mercado para seu negócio:
Defina seus clientes
Sem dúvida, as características de seus clientes influenciarão bastante as rotas que você pretende implementar para sua logística. Sob tal demanda, fazem parte as restrições de tempo que os clientes têm, os volumes que cada um deles costuma contratar, os tipos de manuseio dos itens encomendados e as condições que envolvem aquela comercialização em específico. O grau de conhecimento que os consumidores têm sobre suas mercadorias poderá determinar o volume de pós-venda a ser oferecido, o que pode motivar diferentes expedientes e soluções logísticas a fim de reduzir possíveis sobrecargas.
Localize seu público
Também é importantíssimo identificar onde estão os principais endereços de destino de seus clientes, especialmente se, ao menos momentaneamente, você tem relações mais sólidas com um determinado grupo de compradores. Sua localização geográfica e o adequado acesso aos pontos de distribuição podem resolver problemas relativos ao posicionamento e à quantidade de galpões de armazenamento apropriada.
Caracterize seus produtos
Grande parcela dos fatores voltados para a armazenagem e a proteção durante os fluxos de distribuição dos seus artigos terá a ver com suas particularidades — como valor, peso, volume, fragilidade e data de validade, por exemplo. Cada grupo de particularidades poderá exigir espaços específicos de armazenamento — como reservatórios refrigerados, caixotes especiais ou com segurança 24 horas, por exemplo. E tudo deve ser previamente analisado, para que não ocorram surpresas desagradáveis nas operações de estoque e despacho.
Aproveite os modais certos
Optar por uma — ou várias — das diversas alternativas de meios de transporte disponíveis no mercado corresponde a uma das mais relevantes decisões a ser devidamente pensada pelo dono do negócio. Entre os modais de tipo rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, é preciso analisar criteriosamente as vantagens e desvantagens atreladas a cada um e compará-los detalhadamente, levando-se em conta flexibilidade, mão de obra e infraestrutura requeridas, custos, manuseio e velocidade do traslado, por exemplo.
Monitore sua logística
A gestão do envio das mercadorias aos clientes é importante não só para saber se os itens estão seguindo corretamente seu destino, no tempo e no caminho esperados, mas também para começar com o pé direito os serviços de pós-venda. A equipe responsável pelo controle dessa área pode rastrear, em tempo real, onde cada produto está, informando aos clientes sobre os processos mais importantes relativos à entrega. A rota a ser escolhida, portanto, deve permitir que tal controle seja feito a contento.
E então, como estão os processos logísticos da sua empresa? Já conseguiu montar uma rota logística que tenha alcançado a eficiência desejada? Comente aqui e compartilhe conosco seus projetos! Dê suas próprias dicas e sugestões, participe!