4 formas de usar a tecnologia para otimizar seu processo logístico

4 formas de usar a tecnologia para otimizar seu processo logístico

Vivemos hoje a chamada era da informação, em que a comunicação ocorre em tempo real e através de uma variedade de diferentes canais. A alta tecnologia aliada à difusão da internet fez com que os mercados ficassem ainda mais competitivos, na medida em que praticamente todas as barreiras físicas foram superadas. Como consequência, a tecnologia da informação saiu de uma posição secundária de suporte e foi alçada a uma posição estratégica dentro das empresas.

Sabendo que, no mundo contemporâneo, o tráfego de informações é um elemento tão importante quanto o de produtos e mercadorias dentro da logística de uma organização, resolvemos destacar, neste artigo, alguns pontos fundamentais em que a tecnologia pode ajudar a reduzir custos e aumentar a qualidade e a eficiência do serviço. Ficou curioso para saber como? Então confira agora mesmo:

Integração de processos de trabalho

Um dos principais artifícios trazidos, nos últimos anos, pela tecnologia da informação para a logística, é o recurso das ferramentas de backoffice — como os sistemas ERP. Trata-se de uma solução informatizada que integra os diferentes processos de trabalho existentes no âmbito de uma empresa.

Sabe-se da importância em se manter bancos de dados sempre atualizados e disponíveis para serem consultados a qualquer momento, não é mesmo? No entanto, se essas informações não comunicam entre si, acaba-se tendo grande quantidade de trabalho e tempo perdidos com a gestão individual de cada processo. Com uma ferramenta de backoffice, processos como vendas, controle de estoque e emissão de nota fiscal são integrados, economizando esforços e, especialmente, tempo.

Aproximação com parceiros comerciais

A troca de informações de forma integrada e em tempo real não se limita apenas ao expediente interno de uma empresa. Por vezes, um sistema que possibilite o fluxo de informações entre dois ou mais parceiros em uma cadeia de suprimentos colabora para um relacionamento transparente e menos suscetível a erros e eventuais mal entendidos.

Com um Eletronic Data Interchange (EDI) logístico, a troca de documentos, desde a emissão de uma instrução de transporte até o recebimento da mercadoria, pode ser feito de forma automática e padronizada, independentemente dos formatos originais dos documentos.

TI como ferramenta de gestão

A boa gestão pressupõe que decisões sejam tomadas com base na maior quantidade possível de informações confiáveis. Ferramentas informáticas são ótimas para armazenar tais dados, bem como para automatizar a elaboração de relatórios periódicos. A tecnologia da informação colabora, também, com a gestão de pessoas, facilitando o controle de horas trabalhadas e evitando que a empresa opere fora dos limites que a lei impõe ou que venha a arcar com custos pesados de horas extras em excesso.

Automação de armazéns

Um sistema de gerenciamento de armazéns fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking e consolidação automática cross-docking, tudo para otimizar a utilização do espaço e do tempo, cortando custos para o usuário. O sistema fica responsável por colher informações — como o tempo de permanência de produtos nas prateleiras, por exemplo — e processá-las, sendo uma importante ferramenta para as empresas que operam galpões logísticos.

Pode-se afirmar, portanto, que o avanço da tecnologia fez com que a gestão e a tomada de decisões pudessem ser realizadas levando-se em consideração uma quantidade de informações que simplesmente não se poderia imaginar há vinte anos. Isso fez com que a competitividade por mercados atingisse patamares mais elevados, alçando a tecnologia da informação para um lugar de destaque dentro da logística.

E então, pronto para otimizar seu processo logístico por meio da tecnologia? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e ideias! Participe!

 

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