Boas práticas na gestão do inventário
Qualquer empresa que precise manter um estoque para venda ou como parte da oferta de matérias-primas que usa em sua cadeia de abastecimento precisa demarcar políticas precisas de controle de acervo e boas práticas de gestão do inventário. Com isso, o propósito maior é conservar o estoque em níveis ideais, tendo as menores despesas possíveis, sem permitir que os clientes fiquem sem o produto quando o procuram para compra. Obviamente existem inúmeras vantagens financeiras e proveitos operacionais para aquelas empresas que conseguem controlar de modo eficaz seu inventário. Quer saber como algumas boas práticas na gestão do inventário podem beneficiar seu negócio? Então confira agora mesmo nosso artigo:
Aumento da precisão nos registros
Com uma ferramenta e uma estratégia de gestão do inventário bem planejada, o gestor será capaz de conseguir um ótimo gerenciamento de seu estoque, passando a saber, com precisão, os artigos que saíram e aqueles que chegaram ao depósito. Vai-se ter a certeza de quantos produtos se deve ter à mão em cada época, o que vai ajudar a prevenir a escassez de mercadorias naqueles momentos de maior demanda, permitindo que se mantenha somente o estoque suficiente para cada período, sem tirar nem pôr.
Maior organização do galpão
Alimentar boas práticas de gestão do inventário oferece pleno suporte para um armazém sempre bem organizado. Essa organização permitirá a redução de tempo investido para o gerenciamento do acervo, acelerando o processo de atendimento da clientela e os envios dos pedidos, com destaque para a satisfação dos compradores que fazem negócios com sua empresa. Quando o galpão está organizado, os afazeres de gestão do inventário são muito mais facilitados.
Economia de tempo e dinheiro
Uma administração do estoque realizada em tempo real, com softwares específicos para esses procedimentos, vai poupar esforços de recontagens periódicas do inventário, por exemplo, já que os registros dos produtos no acervo serão muito mais precisos e os erros humanos serão exponencialmente reduzidos. Além disso, o capital de empresa não será desperdiçado com produtos com baixa movimentação, porque os dados vão ser suficientes para entender como cada item do acervo é comercializado, segundo as taxas de procura e a respectiva sazonalidade de suas vendas.
Ampliação da eficiência e produtividade
Com o bom uso de dispositivos de gerenciamento de estoque, como scanners de códigos de barras e softwares de gestão do inventário, a eficiência e a produtividade da equipe vão ser significativamente expandidas. A eliminação de processos manuais desnecessários vai possibilitar que seus funcionários se dediquem a outras áreas e atividades mais importantes da empresa. Os resultados são simplesmente impressionantes.
Mais chances de novos negócios
Uma boa estratégia de gestão do inventário ajuda na fidelização dos clientes, uma vez que eles certamente terão níveis maiores de satisfação na relação comercial realizada com sua empresa. Para que você alargue as chances de trazer os clientes para novos consumos de seus produtos e serviços, há de ser capaz de atender às suas demandas rápida e eficientemente. E é aí que entra, mais uma vez, a boa gestão do inventário.
A empresa que efetiva e proativamente controla e gerencia seu inventário tem uma enorme vantagem competitiva sobre aquelas com políticas e procedimentos de controle de estoque mais relaxados e pouco eficientes. Então aprimore já sua gestão do inventário e se deixe surpreender com os resultados!
Agora comente aqui e nos conte: sua empresa possui uma estratégia de gestão do inventário bem feita? Compartilhe suas experiências conosco! E não deixe de conferir aqui os 4 erros na gestão do estoque que podem matar seu negócio!