4 erros na gestão do estoque que podem matar seu negócio!

4 erros na gestão do estoque que podem matar seu negócio!

Como o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, falhas, por mais simples que sejam, praticamente não são admitidas. É por meio de processos corretos e sem desperdícios que você vai poder oferecer qualidade agregada a bons preços, criando, assim, um diferencial que garantirá lucros ao seu negócio.

A gestão do estoque tem papel fundamental para qualquer empreendimento, exigindo atenção redobrada e atitudes inteligentes para que funcione adequadamente. Mas, obviamente, não é sempre todo esse cuidado é posto em prática. Quer aprender a evitar os erros na gestão do estoque que podem até matar seu negócio? Então confira já nosso post:

Abrir mão da tecnologia

Muitas empresas ainda mantêm sistemas antigos, baseados em relatórios de controle manuais, fazendo com que a gestão do estoque seja quase empírica. E essa atitude retrógrada é muito prejudicial, uma vez que, hoje em dia, já existem plataformas que fazem esse trabalho de forma altamente eficaz e minimizando a probabilidade de erros.

Esses programas de simples instalação vão gerar relatórios que proporcionarão um perfeito controle sobre tudo o que entra e sai, sobre os produtos encalhados e até sobre a parte financeira, contribuindo com o cálculo das margens de lucro. Isso permite que se realize promoções, programe as compras, redefina planos e trace novas metas.

No caso de empresas que trabalham com itens perecíveis, as vantagens são ainda maiores, já que esses softwares anunciam se a data de expiração dos produtos está próxima de vencer, evitando sua perda desnecessária ou a utilização de matérias-primas que não mais poderiam ser comercializadas.

Deixar informações incompletas

Quem trabalha com estoque precisa ter um amplo conhecimento sobre como se dão os processos e quais são as informações imprescindíveis para se tomar as decisões mais acertadas.

Assim, as notas fiscais, os relatórios de controle e todos os demais formulários devem ser corretamente preenchidos, incluindo os mínimos detalhes, para se ter uma visão geral sobre a real situação do negócio. Para tanto, treine muito bem seus funcionários e facilite seu trabalho com sistemas de gestão adequados às demandas da empresa.

Pular o planejamento a longo prazo

Esse é um grande — e comum — problema na gestão do estoque, já que muitos gestores pensam somente no fator imediato, esquecendo-se que um planejamento a longo prazo evita dois problemas cruciais: o excesso e a falta de mercadorias.

Quando existe o excesso, seu estoque cheio de mercadorias encalhadas ocupa o lugar de outros produtos que provavelmente têm tido melhor saída. E isso representa dinheiro parado e custos extras de armazenamento. Já quando falta mercadoria, os problemas são ainda mais evidentes, uma vez que se deixa de ganhar dinheiro, podendo, ainda, deixar seu cliente frustrado.

Vale lembrar do fator sazonalidade: muitos itens são vendidos em épocas específicas do ano, como férias, festividades, estações mais quentes ou frias. Leve em conta o funcionamento desses ciclos e seja mais eficiente nas suas compras. É indispensável conhecer tanto as demandas concretas do mercado como as necessidades do seu comprador para conseguir atender a todos com a devida eficiência e sob medida.

Controlar o estoque isoladamente

É imprescindível coordenar os setores da sua empresa, criando uma integração das informações financeiras e de estoque. Essa unificação fornecerá a real situação do negócio, mostrando se há ou não condições de adquirir novos produtos, de aumentar o estoque ou mesmo de reduzi-lo, além de evitar erros, retrabalho e, principalmente, prejuízos.

Saber gerir seu estoque é essencial para obter o máximo de lucro em seu negócio. Fique ligado a esses erros e trate de evitá-los a todo custo, facilitando sua vida e deixando sua empresa ainda mais competitiva.

E então, como é feita a gestão do estoque na empresa onde trabalha? Reconheceu algum desses erros nos procedimentos do seu trabalho? Comente aqui compartilhe conosco suas experiências e impressões!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!