Qual o melhor modelo de galpão para estocar meus produtos?
São inúmeros os fatores pesquisados antes de os empreendedores tomarem suas decisões em relação à logística de suas empresas. E um ponto crucial no que diz respeito à gestão de estoque e à acuracidade das entregas aos destinos certos, no tempo esperado, é saber com a maior clareza possível qual é o modelo de galpão mais adequado às necessidades do seu negócio.
Contudo, antes de definitivamente determinar qual seria o melhor tipo de depósito para seu estoque, o gestor precisa conhecer mais a fundo os vários modelos de galpão existentes no mercado, bem como qual dos modelos seria mais eficiente para seu grupo específico de mercadorias.
O depósito de materiais e produtos pode ser feito em vários tipos de estruturas, quase sempre amplas e cobertas, levantadas em madeira, metal, concreto ou até mesmo alvenaria. Que tal aprender um pouco mais sobre os diferentes galpões disponíveis no mercado para que você tome a decisão mais acertada? Então vamos lá:
Galpões infláveis
Já destacando que este modelo não é adequado para depósitos permanentes de produtos, servindo para que se montem proteções urgentes para acervos em estações de trabalho que devem dar continuidade a suas operações, mesmo diante de mudanças climáticas repentinas ou em iniciativas emergenciais de entrega. Por isso, tais estruturas não são feitas com base em metal ou outros materiais de extrema rigidez, visto que devem ser montadas e desmontadas mais rapidamente possível. Este modelo de galpão conseguem manter bem conservados produtos não perecíveis por um tempo curto, até que sigam para seu destino definitivo.
Galpões piramidais
Estas estruturas são ideais para os empreendedores que precisam de depósitos em áreas a princípio bastante limitadas. Como são modelos integrados com tendas tensionadas por cordões ou cabos de metal, sua fragilidade é evidente, sendo geralmente suportado por tubos ou chapas de ferro encaixadas, conectadas ou aparafusadas umas às outras. Como cada unidade pode ser atrelada, em sequência, a outras tendas, pode-se criar uma grande área modulada. Por isso o modelo é muito utilizado em feiras, eventos de lançamento de produtos e acontecimentos que demandam coberturas para um menor tempo de resguardo.
Galpões com uma ou duas águas
Este modelo de galpão proporciona uma grande extensão de área coberta, oferecendo um pavimento único e alcançando, às vezes, até dezenas de metros de comprimento e largura. Dessa maneira, o vão central normalmente é bastante alongado, o que permite a acomodação de uma enorme quantidade de produtos, armazenados em várias composições. Conta-se, neste caso, com possibilidades de cross docking, dando bem mais flexibilidade à operação, proporcionando muito mais agilidade e menos movimentação interna dos produtos. O arranjo das águas no telhado, bem como a existência ou não do lanternim, admitem a incidência de luz natural durante o dia e uma melhor ventilação para o local. Nesse sentido, esse modelo de galpão é o mais funcional para qualquer tipo de mercadoria, de vestuário a brinquedos, de autopeças a mobiliário, de mantimentos por atacado a alimentos perecíveis, bastando algumas adaptações na infraestrutura do imóvel para que atenda às particularidades do negócio.
Galpões em shed
Também excelentes opções para acomodar uma grande quantidade de mercadorias, os galpões em shed trazem coberturas ajustadas em degraus, justamente para proporcionar mais ventilação e iluminação natural para o ambiente interno. Este modelo de galpão normalmente pode ser simples ou duplo, alguns apresentando um beiral especial, a fim de proteger as laterais do imóvel. Vale para as mesmas condições do modelo de galpão com uma ou mais águas.
Galpões em arco
O modelo de galpão produzido em arco apresenta diferentes soluções de climatização e acústica para os espaços. O telhado em arco é ótimo para regiões onde ocorrem muitas chuvas, porque diminui os riscos de infiltrações, já que a água flui por suas laterais muito mais facilmente. Vale ressaltar que esse modelo comporta os mesmos produtos que os galpões em uma ou duas águas e o de shed.
Galpões com mezanino
Os depósitos de grandes dimensões ainda permitem mais um benefício bem interessante: pode-se ter um mezanino ou um aposento separado em outro andar, de forma que o gestor ou o pessoal incumbido da logística possa cumprir suas atividades administrativas separadamente, mas ainda dentro do galpão, e usando-o para edificar vestiários ou banheiros ou separar parte do acervo, por exemplo. Dessa forma, o aproveitamento do espaço será muito mais benéfico a todas as partes.
Há diferentes tipos de galpão e diferentes tipos de demanda. O importante é aliar o que você precisa com o que você sabe que vai ser uma ótima escolha para seu negócio. Viu só como não é tão difícil quanto você pensava?
Agora comente aqui e nos conte: qual modelo de galpão pareceu ser o melhor para sua empresa? Quais de suas características demonstraram isso? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!
Pingback: 4 dicas para descomplicar a logística do seu negócio()