Prepare o seu negócio para exportar com nossas 5 dicas

Prepare o seu negócio para exportar com nossas 5 dicas

Observa-se, frequentemente, que pequenas e médias empresas costumam desconsiderar a possibilidade de exportação de seus produtos. Normalmente isso ocorre porque a expectativa do empreendedor que cogita atingir o mercado internacional é de encontrar grandes entraves burocráticos e barreiras quase intransponíveis ao longo do caminho, o que pode gerar a falsa impressão de que a exportação é uma atividade lucrativa apenas para as grandes empresas, que têm uma estrutura altamente aparelhada tanto dentro como fora do Brasil.

Explorar mercados fora do país, no entanto, pode desvendar uma série de oportunidades de crescimento e de experiências positivas também para as pequenas empresas — especialmente as envolvidas com comércio eletrônico — e, neste ponto, é seguro afirmar que apenas o que separa o sucesso do fracasso é o conhecimento sobre o tema. Assim, resolvemos nos propor a, ao longo deste artigo, abordar alguns pontos importantes que devem ser bem estudados por quem deseja exportar. Então confira:

Estudos de mercado

Primeiramente é preciso dizer que conquistar clientes no exterior não é muito diferente de se conquistar clientes no mercado interno — especialmente porque o Brasil é um país plural, que acomoda diferentes culturas. Vale ressaltar que toda ação deve ser precedida de uma atividade criteriosa de planejamento e estudo. Uma boa dica é frequentar o comércio local e participar de feiras de produtos na região onde a empresa deseja comercializar, assim o empreendedor terá a oportunidade de observar de perto tanto a demanda como a concorrência.

Questões legais

Para uma empresa trabalhar com comércio exterior, deverá se habilitar no SISCOMEX por meio da Receita Federal. Adicionalmente, deverá alterar o objeto social de sua organização para incluir a atividade de importação/exportação.

É sempre bom lembrar que não há exigência de capital mínimo ou máximo na legislação aduaneira. A empresa também deverá buscar informações a respeito da lei do país em que deseja vender seus produtos, já que a maioria dos países exige certificações internacionais e têm normas específicas de segurança, higiene e demais critérios.

Movimentações de mercadoria

A lei brasileira permite que uma empresa realize operações internacionais mesmo sem estar devidamente habilitada na Receita Federal para tanto, desde que as exportações sejam feitas com despacho simplificado — via Correios ou serviços equivalentes oferecidos por outras transportadoras — e que o valor de cada remessa não ultrapasse o limite de 50 mil dólares americanos.

Conteúdos para o mercado externo

Se a empresa já tem uma loja virtual, será necessário adaptar o conteúdo para compradores internacionais, removendo referências locais ou regionais, fixando preços em dólar americano ou euro e oferecendo versões em outras línguas — normalmente em espanhol e em inglês.

Boas oportunidades e parcerias

Vale lembrar que a conquista de um mercado estrangeiro proporciona um crescimento não apenas para a empresa, mas também para a economia brasileira como um todo, colaborando para que o país tenha uma balança comercial equilibrada. Dessa maneira, muitas pequenas empresas exportadoras têm buscado se associar a outras organizações do mesmo segmento para, juntas, apresentarem um projeto para a Agência de Promoção às Exportações (APEX), recebendo recursos públicos com condições especiais.

Pode-se afirmar, assim, que a empresa que deseja dar um passo à frente, no sentido de ampliar seus horizontes comerciais, deve, necessariamente, encarar uma série de desafios, como barreiras comerciais, planejamento, estudo de mercado, legislações e culturas diferentes. Trata-se de um projeto que envolve muito trabalho, mas que proporciona oportunidades reais de ótimos resultados, caso o investimento seja acompanhado de um projeto que busque sempre o conhecimento e a informação.

E então, pronto para encarar o desafio? Comente aqui e nos conte sobre seus planos de expansão! Em que etapa se encontra esse projeto? Divida sua experiência conosco, participe!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!