Os principais ramos da logística

Os principais ramos da logística

A logística é o setor da administração responsável por fornecer recursos, equipamentos e informações para o correto funcionamento de toda a empresa. Para atingir essa finalidade, uma série de atividades são levadas a efeito no âmbito interno do empreendimento. Neste artigo abordaremos tais atividades de forma sucinta e agrupadas por afinidade, formando o que se convencionou chamar de ramos da logística. Confira agora!

Gerenciamento de galpão

Quando trabalhamos com um volume grande de materiais ou produtos percebemos que o local específico em que são armazenados e o modo como a mercadoria entra e sai do galpão influenciam muito o tempo necessário para se concluir uma operação e até mesmo o limite de armazenamento do depósito. Há um número grande de variáveis que devem ser observadas e o correto equacionamento desses fatores racionalizam a utilização do espaço disponível, cortando custos e economizando tempo. O setor de almoxarifado exerce função semelhante, mas geralmente limita-se à guarda do material de uso interno da empresa.

Gestão de transportes

A gestão de transportes é também uma área estratégica dentro da logística, ainda mais se levarmos em consideração o fato de que o Brasil é um país que ainda tem muito a avançar em termos de infraestrutura. Isso torna ainda mais fundamental o planejamento de rotas e a escolha do meio através do qual a carga será movimentada. De um navio cargueiro a uma motocicleta, existe uma gama de opções disponíveis, dependendo da necessidade de cada operação. Por outro lado, muitas vezes o gestor de transportes deve também tomar decisões acertadas quanto às rotas a serem seguidas. Uma estrada curta e esburacada ou uma estrada longa em condições ideais?

Documentação eletrônica

Fatores como o excesso de burocracia e a chamada “cultura do papel” fazem com que surja a necessidade de voltarmos nossa atenção para a gestão de documentos. A administração de arquivos é indispensável para que a empresa opere dentro da lei e tenha suporte probatório do ponto de vista jurídico para embasar seus negócios. Recentemente, no entanto, esse processo custoso vem perdendo espaço para a emissão e troca de documentos eletrônicos armazenados em servidores próprios ou de terceiros. O Governo Federal, aderindo a essa tendência, lançou o Sistema Público de Escrituração Digital, uma iniciativa ligada ao PAC, que vem permitindo que as empresas emitam notas fiscais de existência unicamente virtual, cortando custos com impressão e armazenamento.

Gestão empresarial integrada

Não podemos nos esquecer que, apesar da divisão do trabalho, a empresa é uma só. Por isso, é necessário que todas essas atividades sejam integradas de modo que todos remem na mesma direção. A integração de todos esses processos de trabalho é feita, hoje, majoritariamente através de sistemas informatizados ligados a uma rede de computadores. São os chamados ERP — Enterprise Resource Planning ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial.

A logística é formada por uma ampla diversidade de atividades, muitas das quais nem tivemos a oportunidade de abordar neste artigo, e a especialização do trabalho em cada uma delas permite que a empresa produza resultados mais eficientes. No entanto, os ramos da logística devem sempre buscar meios ágeis de troca de informações. Essa integração tem adquirido uma importância enorme, e, por si só, vem sendo considerada como mais um ramo especializado da logística.

Agora que está a par das minúcias relacionadas a muitos dos ramos da logística, conte-nos como funciona essa separação na sua empresa e se a integração entre as áreas é feita com sucesso. Comente aqui e divida sua experiência conosco!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!