O que você deve aprender com o processo logístico das montadoras chinesas?

O que você deve aprender com o processo logístico das montadoras chinesas?

A China vem, crescentemente, aumentando a participação na economia brasileira não só por meio de seus produtos super baratos — que são a cada dia mais amplamente consumidos, tanto por aqui, como ao redor do mundo. Como o extremamente acelerado crescimento chinês dos últimos anos produziu muito mais do que o consumo doméstico do país poderia suportar, sua economia precisou se ajustar, dando, aí, maior ênfase aos investimentos externos e à exportação.

A grande alocação de recursos por aqui ocorreu notadamente nos setores de minério de ferro, no agronegócio e no petróleo, de maneira que a indústria chinesa pudesse ter acesso facilitado às matérias-primas necessárias para seu desenvolvimento. Entretanto, além de conquistar uma boa garantia de acesso aos nossos recursos naturais por um longo período, o governo e o empresariado chinês têm se interessado também em fazer investimentos em infraestrutura logística. E isso ficou ainda mais evidente com a chegada das montadoras chinesas de automóveis no Brasil, cujas estratégias passam pela melhoria estrutural brasileira.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então confira agora mesmo nosso artigo e aprenda valiosas lições com esse avançado modelo de processo logístico:

Os investimentos chineses em infraestrutura

O que está por trás dos investimentos feitos pelos setores chineses em relação à infraestrutura brasileira — sobretudo naquele segmento voltado para a logística e para a distribuição de produtos — é facilmente compreensível, já que os chineses entenderam, há muito tempo, as vantagens que uma boa logística pode gerar para os negócios. E o segredo é simples: os processos logísticos que viabilizam o rápido escoamento dos produtos básicos e das matérias-primas brasileiras para a China, no menor tempo possível e com os modais apropriados, proporcionam formas de baratear as demandas. Assim, no final da cadeia de produção, chega-se a uma manufatura ou a um produto industrializado com menor preço e de fabricação bem mais ágil e otimizada.

Dessa forma, quando a China aloca seus recursos na melhoria de estradas e na efetivação dos projetos portuários e ferroviários brasileiros, na maioria das vezes por meio de licitações, ela está estrategicamente pensando em favorecer, mais à frente, sua própria economia, a fim de permitir que os minérios, produtos agrícolas e outros materiais cheguem mais rápido às suas linhas de produção. Simples, não?

Os benefícios logísticos para as montadoras chinesas

Pegando carona nas melhorias do segmento logístico brasileiro, as vendas de carros chineses podem também receber um grande incentivo, abocanhando mais uma fatia do mercado. Além das iniciativas de marketing que visam mudar a perspectiva do público consumidor brasileiro, com a ideia de mostrar que seus produtos automotivos têm qualidade, as companhias chinesas sabem que o principal atrativo de seus carros ainda são os preços bem mais acessíveis. Assim, para ganharem ainda mais espaço, as montadoras chinesas almejam investir nos públicos menos trabalhados pelas outras empresas, como os pequenos empresários e compradores que estão adquirindo seu primeiro automóvel, por exemplo, mas procurando também conservar os preços lá embaixo, a fim de fidelizar os clientes mais antigos e atrair novos em uma maior proporção. É assim que a melhoria na infraestrutura logística brasileira viria bem a calhar para as montadoras chinesas em operação por aqui.

Os problemas de competência logística do Brasil não são nenhuma novidade, visto que as estradas do país são mal conservadas e os sistemas de transporte nem sempre funcionam da forma mais adequada. As indústrias e montadoras chinesas possuem a exata noção de que uma excelente logística pode fazer com que seu negócio prospere enormemente, crescendo muito além do esperado.

Porém, enquanto as melhorias de infraestrutura estão sendo planejadas, mas ainda não foram executadas, que tal melhorar seus serviços logísticos e de distribuição de produtos alugando os galpões mais equipados e adaptados às necessidades do seu negócio, aperfeiçoando sua frota e adquirindo as tecnologias para fazer uma boa gestão de seu estoque? Você já pensou que essa parte de seu negócio é fundamental para obter a rentabilidade desejada e cada vez melhores resultados? Então o que ainda está esperando?

Agora comente aqui e nos conte o que aprendeu com o processo logístico das montadoras chinesas! Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Compartilhe-as conosco!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!