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O que considerar na hora de expandir a sua operação de transporte

Os atrasos nas remessas constituem uma das maiores reclamações dos clientes que costumam comprar produtos de lojas físicas e no e-commerce. A boa logística de um empreendimento, portanto, pode trazer não só aumento nos lucros, mas ainda uma boa reputação para a empresa no mercado. Se os seus negócios estão crescendo e você precisa expandir sua operação de transporte e distribuição de produtos, preste atenção em alguns fatores na hora de decidir como cumprir este plano estratégico.

Qual impacto a expansão trará para seu estoque?

O cumprimento adequado da logística tem início quando a venda é concretizada e o produto precisa estar disponível em estoque, ou seja, bem antes de a entrega efetivamente sair do estoque. Manter um controle rígido do acervo de produtos e ter um sistema que seja acoplado à gestão logística é imprescindível, mas a expansão não pode prejudicar o acesso aos armazéns ou a movimentação dos traslados. Ao contrário, ela só é benéfica se conseguir diminuir o tempo e os custos que os produtos levam desde os estoques até os destinatários finais.

Qual a distância até o destino?

Neste contexto, existem muitas decisões que o gestor ou dono do negócio deve tomar, e elas precisam ser baseadas em números precisos com relação a custos, tempo de deslocamento, mão de obra envolvida, despesas com os locais de armazenagem, entre outros fatores. Convém ao empreendedor analisar com calma e frieza se as despesas que terá com a nova infraestrutura compensam, quando em comparação com o que precisaria gastar para transportar seus produtos usando o ponto de partida atual — seu galpão ou estoque de agora — e os modais de distribuição de que já faz uso.

Qual a relação entre procura e oferta?

Uma das principais questões a serem levadas em consideração na hora de se decidir pela expansão das operações logísticas é saber reconhecer se o aumento de transações e compras de seus clientes veio para ficar — ou seja, se a procura por seus produtos é concreta, já que é o que está levando sua empresa a investir em novos pontos de distribuição e outras operações de transporte. Se for um interesse passageiro talvez não valha a pena tanto investimento, não é mesmo?

Qual a infraestrutura do galpão em mira para alugar?

Pegando carona ainda nas questões relacionadas ao estoque, o galpão que servirá de imóvel para resguardo de seus artigos e mercadorias precisa ter a infraestrutura mais adequada para que seu empreendimento continue a prosperar. O espaço interno disponível para estoque, a resistência do piso, a qualidade das instalações, o suporte de segurança e outros quesitos dessa espécie deverão ser muito bem checados, a fim de se concluir se o local proporcionará a infraestrutura de que precisa.

Vale a pena ou não terceirizar?

O empresário poderá ter uma frota da empresa ou terceirizar os serviços de entrega para os clientes. A contratação de distribuidoras pode ser bastante vantajosa, pois a empresa fica livre dos custos de manutenção dos veículos, seguros, gastos com combustível e tributos, além de poder contar com mão de obra especializada. Todavia, essa decisão também precisa levar em conta o custo logístico do local onde pretende atuar e tanto os períodos de pico quanto os de baixa demanda de consumo.

Analise com calma todos os fatores acima, trace um planejamento bom para sua logística e faça ótimos negócios! Resta alguma dúvida? Que outro fator você considera na hora de expandir seus negócios? Deixe um comentário e participe da conversa!

 

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