Estoque próprio ou terceirizado: o que é melhor para meu e-commerce?

Estoque próprio ou terceirizado: o que é melhor para meu e-commerce?

A escolha do tipo de estoque a ser mantido pode parecer apenas mais uma dentre as muitas decisões a serem tomadas pelo gestor responsável por um e-commerce, não é verdade? No entanto, a experiência prática mostra que a escolha certa tem sido um fator cada vez mais determinante para o sucesso de todo e qualquer empreendimento.

Nem sempre é fácil determinar, a princípio, o tipo de estoque ideal que melhor vai se adaptar às particularidades de cada caso. Exatamente por isso, a decisão não deve ser tomada sem levar em consideração uma grande variedade de fatores. Mas quais são esses fatores?

Pois é o que procuramos reunir aqui, neste post, apontando alguns dos modelos mais comuns que geralmente se apresentam como alternativa para o empresário de um e-commerce. Então confira agora mesmo nosso artigo e descubra o tipo mais adequado para as necessidades do seu comércio:

Traçando o perfil do negócio

Antes de optar entre manter um estoque próprio ou terceirizar o processo, é necessário reunir a maior quantidade de informações úteis possível. O público-alvo é formado por consumidores finais ou outros negócios? O e-commerce trabalha com uma grande variedade de produtos? O trabalho é realizado por encomenda ou entrega imediata? Há capital suficiente para adquirir um inventário? Há espaço físico disponível ou o e-commerce deverá alugar salas?

Essas são algumas das principais perguntas que o gestor deve procurar responder antes mesmo de se debruçar sobre cada um dos modelos. E essa preparação inicial é fundamental sobretudo porque cada tipo específico possui, claro, vantagens e desvantagens. O importante é saber quais são as vantagens e as desvantagens que efetivamente afetarão seu negócio. Vamos dar uma olhada breve nas três opções mais usuais para que você pese bem a comparação e tire suas próprias conclusões?

Estoque próprio

O e-commerce que possui seu próprio estoque goza de uma série de vantagens, dentre as quais vale mencionar o total controle sobre o processo de preparação e entrega do produto, o que facilita bastante o relacionamento com o cliente — no caso de alguma eventualidade vir a acontecer, por exemplo. Porém, a grande desvantagem desse modelo é o risco de se contrair gastos desnecessários gerados por uma possível ociosidade em caso de baixa procura.

Estoque compartilhado

Uma boa opção para quem deseja minimizar os riscos de investir em um estoque próprio é compartilhar o espaço, reduzindo custos e otimizando seu aproveitamento. Trata-se de uma prática muito comum nos casos em que a empresa vende seus produtos em um estabelecimento físico e também pelo e-commerce. Apesar das vantagens, no entanto, esse método pode trazer algumas dificuldades administrativas quando o mesmo estoque é gerido por duas companhias diferentes ou mesmo quando é administrado por uma empresa só, mas funciona para duas plataformas diferentes, como é o caso da loja física e da virtual.

Estoque de terceiros

O estoque terceirizado costuma ser do tipo consignado ou drop shipping. No primeiro caso, o comerciante recebe os produtos e, caso não os venda, pode devolver ao fornecedor sem maiores prejuízos. No segundo caso, o comerciante funciona como um verdadeiro intermediário entre o fornecedor e o cliente, já que a mercadoria é mantida e entregue diretamente pelo fornecedor. O estoque terceirizado pode ser uma boa opção para produtos de alta escala ou baixo valor agregado, mas pode não ser ideal para produtos de nicho, por exemplo.

É sempre bom ressaltar que a escolha de um modelo deve sempre ser precedida de muita reflexão, por se tratar de uma questão de extrema relevância para o futuro do empreendimento. Isso se aplica tanto aos negócios virtuais quanto aos convencionais varejos e atacados. Além disso, é importante estar sempre atento ao fato de que nenhum modelo se encaixará perfeitamente às atividades da empresa. Assim, deve-se optar pelo que mais se aproxima do ideal, mas de uma forma realista, ou combinar mais de um modelo, de modo a atingir o desejado desempenho.

Agora comente aqui e nos conte se já deu para se decidir por um modelo ou por outro só de conhecer seus prós e contras! Compartilhe suas impressões conosco e participe da conversa!

 

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