Desafios logísticos para o varejo
Introduzir um produto no varejo de forma eficiente e competitiva envolve uma atividade contínua de estudo e análise de mercado. O vendedor deve saber como, quando, onde e em que quantidade seus clientes desejam consumir. E mais: deve se organizar e operacionalizar todos os fluxos de produtos e informações necessários, de modo a atender aos anseios do consumidor final.
Sem dúvida, trata-se de uma tarefa desafiadora e delicada, que merece toda a atenção do empreendedor. Semana passada inauguramos, neste espaço, uma série de artigos sobre desafios logísticos e começamos falando sobre a indústria. Dando continuidade ao projeto, abordaremos, hoje, os desafios logísticos do varejo. Vale a pena conferir!
Os desafios logísticos na cadeia de suprimentos
Também chamada de Supply Chain Management (SCM), a equipe de cadeia de suprimentos é uma peça fundamental na administração da entrada e da saída de produtos, bem como na administração dos respectivos estoques. Modernamente, pode-se observar uma tendência de redução dos ciclos de pedidos de compras com a finalidade de aumentar a eficiência do processo. A sistematização desse processo passa pela compreensão das necessidades implícitas do cliente e a tradução dessas necessidades em uma linguagem técnica que permita a coleta, a triagem e a especificação dos requisitos necessários para definir objetivos e garantir a qualidade do produto e do atendimento. O maior desafio, aqui, é trabalhar com flexibilidade e ciclos pequenos, de modo a racionalizar a atividade sem prejudicar o abastecimento. E isso acaba por colocar a administração de estoques em uma posição de destaque.
A escolha dos melhores fornecedores
A definição formal do termo indica que o fornecedor é uma pessoa jurídica da qual o comerciante compra mercadorias para a revenda. Na realidade prática, no entanto, o fornecedor é muito mais do que isso: é um verdadeiro parceiro dentro da cadeia de suprimentos. Por isso, é fundamental que o fornecedor se adapte às necessidades de seu cliente e disponibilize os materiais sem atrasos — sem falar, é claro, da enorme importância de ter bons canais de comunicação. Não há uma formula mágica para escolher o melhor fornecedor, tudo depende das particularidades do seu tipo de negócio, mas o comerciante deve sempre procurar por fornecedores confiáveis e com uma boa reputação no mercado. Só isso já é meio caminho andado!
A importância de um bom galpão logístico
Chegamos, agora, em um ponto crucial que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento do varejo, seja nos casos em que a própria empresa se encarrega da distribuição ou mesmo quando confia essa função a terceiros. Em ambos os casos, a administração deve procurar pela presença de características importantes nos galpões, já que o que está em jogo é o fluxo ininterrupto e eficiente das mercadorias que abastecem seus estoques. O primeiro ponto a ser analisado diz respeito à localização. A prática mostra que os melhores resultados têm sido alcançados com pontos de distribuição regionalizados, mas é necessário, além disso, observar se o galpão está localizado em área próxima a uma malha viária de qualidade, a fim de facilitar o escoamento das mercadorias. Com relação à estrutura interna do galpão, é sempre recomendável procurar por galpões modernos e compatíveis com a tecnologia de ponta exigida atualmente. Para saber mais sobre o galpão ideal para seu tipo de negócio, basta fazer o download gratuito de nosso Guia de Galpões para Empresas.
Pode-se afirmar, então, que conhecer o mercado, escolher os melhores fornecedores e trabalhar com os melhores galpões logísticos são tarefas extremamente desafiadoras e, por isso mesmo, devem ser confiadas a profissionais especializados e experientes. Isso vale tanto para o recrutamento e a seleção de funcionários contratados quanto para a terceirização de atividades e procedimentos. Muito por conta disso, os condomínios logísticos têm se apresentado como uma verdadeira tendência no mercado de galpões, já que são construídos e administrados por quem realmente entende do assunto. Vale a pena dar uma conferida!
Agora comente aqui e divida conosco suas impressões sobre o tema! E não deixe de conferir nossos próximos posts apontando mais desafios logísticos de outros setores! Fique por dentro!