locar_ou_construir_galpao

Construir, comprar ou locar galpão: qual a melhor opção para a sua empresa

Entre os principais desafios das empresas, principalmente de ramos como indústria, transportes de cargas e grandes varejistas, está a logística. Distribuir e armazenar mercadorias de forma estratégica, com custo reduzido e mão de obra especializada, é mais difícil do que se pode imaginar. E uma das questões com as quais as empresas têm que lidar pode ser resumida em uma pergunta: o que é mais vantajoso, construir, comprar ou alugar um galpão logístico?

Felizmente, temos algumas respostas para essa pergunta. Confira!

Construir, comprar ou locar um galpão?

Não há resposta simples para essa pergunta. Mas indo direto para a solução do problema, há vantagens que pesam bastante quando se compara os prós e contras de cada uma dessas alternativas.

Construir

Até pouco tempo, acreditava-se que apenas com a construção do próprio galpão a empresa poderia adequá-lo às suas necessidades, além de poder escolher a localidade e o projeto de construção. Mas para obter essas vantagens, a empresa precisava desprender um alto investimento imediato, disponibilizando grande volume de recursos e de crédito, tanto para a construção quanto para outros tipos de gastos advindos dela, causados pelo fato de que a expertise da empresa não é em construção — inclusive por esse motivo, a empresa tinha que contratar novo pessoal.

E, depois de tudo isso, o galpão precisava de tempo para ser construído, o que aumentava a espera por sua disponibilidade, e a emrpesa ainda ficava com os custos da manutenção.

Comprar

Com a compra, a disponibilidade do galpão cai para curto/médio prazo, mas o custo imediato continua sendo muito alto. Muitas vezes o volume de recursos e de crédito necessários excede aquilo que a empresa poderia investir, principalmente levando em conta que a expansão da operação também vai acarretar outros gastos, inclusive com a contratação de novo pessoal. Adquirindo o novo galpão, a empresa também fica como sua única proprietária, assumindo todos os custos com manutenção. E, para comprar, é necessário antes ter tempo e recursos para gastar com pesquisa de mercado, visto que há pouco bons galpões disponíveis, e com negociações do processo de compra.

Alugar

Já no caso da locação, o custo imediato é consideravamente mais baixo em relação à compra ou à construção e a empresa não tem a necessidade de disponibilizar imediatamente grandes valores em dinheiro e/ou crédito. Atualmente, a tendência dos grandes condomínios logísticos é uma realidade, o que aumenta drasticamente a possibilidade de agregar outras vantagens, como uma estrutura com pessoal especializado e mão de obra já disponível e treinada, e a segurança e a qualidade de infraestrutura totalmente adequada aos fins de recepção, armazenamento e distribuição de cargas.

A empresa não será proprietária do galpão, por isso não há necessidade de se envolver em obras ou avaliações demoradas e complexas, como nos casos de construção ou compra. Alugando o galpão, a empresa pode contar com as novas instalações em curto/médio prazo, flexibilidade e capacidade de adequação a novas necessidades e ainda escalabilidade, ou seja, a possibilidade de aumentar ou diminuir tanto o espaço disponível quanto os custos envolvidos.

Além disso, o galpões disponíveis para a locação, principalmente aqueles em condomínios logísticos, geralmente contam com localização privilegiada e estratégica, visto que foram pensados para esse fim.

Parque logístico, uma solução inteligente

Atualmente, os parques logísticos, além de disponibilizarem os espaços para locação, ainda fornecem a infraestrutura relacionada. Eles são construídos em locais de acesso privilegiado e em pontos estratégicos próximos a estradas e centros de distribuição, regiões metropolitanas, grandes empresas e fornecedores, o que oferece soluções para outros gargalos logísticos, como o transporte rápido de mercadorias.

Com essas informações com certeza será mais fácil avaliar qual caminho tomar na hora de expandir as operações do seu empreendimento. Você tem ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!