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Como planejar o armazenamento e entrega da sua empresa

Ter um armazenamento consciente e bem organizado é fundamental para as empresas que lidam com transporte e comercialização de mercadorias. Por conseguinte, inteirar um correto planejamento para o setor de armazenamento e entrega da organização é uma estratégia que deve estar no topo da lista de prioridades para o sucesso do negócio. Você sabe como fazer isso? Confira nossas dicas!

Veja quais são as características dos produtos

O primeiro passo para planejar uma logística adequada e indicar onde e como serão feitos os armazenamentos dos produtos é reconhecer as características das mercadorias e artigos que serão guardadas, embaladas e transportadas. Nesse sentido, não somente as formas, o peso, e o volume deverão ser considerados, mas, sobretudo, a fragilidade dos objetos e a possibilidade de corrupção ou danificação, o que vai determinar desde técnicas de conservação, refrigeração ou resguardo, até medidas para proteção no traslado.

Veja quais são as características dos locais de armazenamento

As características dos produtos irão ajudar a definir se os espaços de armazenamento terão a infraestrutura apropriada, o layout adequado e quais políticas de preservação das mercadorias precisarão ser adotadas. Os tipos de galpão e o arranjo interno indicarão diferentes processos decisórios para a boa circulação de produtos e o aproveitamento dos espaços. Além disso, o galpão precisa oferecer uma organização amigável para a carga e descarga dos veículos usados para a colocação nos estoques e posterior carregamento para entrega, facilitando o manuseio dos artigos pelos funcionários e evitando-se perdas, danos ou atrasos. As medidas protetivas empreendidas no local de armazenamento contra furtos, roubos e incêndios também são de grande importância para a segurança dos produtos guardados.

Veja quais são as características dos clientes ou destinações

A localização geográfica dos armazéns é igualmente um elemento de grande relevância para o sucesso da logística, de modo que poderá facilitar ou dificultar o acesso aos pontos de entrega e os serviços de pós-venda. Sobretudo os procedimentos de entrega precisarão levar em conta os locais de destino, as configurações dos pontos de recebimento dos produtos e as operações necessárias para levar os itens do armazém até suas destinações.

Veja quais são os modais de transporte mais convenientes para seu negócio

Existem diversas alternativas de meios de transporte a utilizar, e é preciso fazer uma análise comparativa entre os pontos fortes e fracos de cada um, a fim de elaborar bons planos de entrega das mercadorias. A flexibilidade, o manuseio dos produtos, a rapidez, a extensão e a quantidade de dinheiro a ser investido poderão determinar o uso de transporte rodoviário, ferroviário, marítimo (ou fluvial), aéreo, ou alguns destes combinados, a depender do endereço de destino e dos cuidados demandados para o resguardo dos itens trasladados. Vale dizer que, no Brasil de hoje em dia, o transporte rodoviário é o único que tem uma malha extensa o suficiente para proporcionar ótima versatilidade, otimização dos processos e entregas ponto a ponto.

Fazendo um levantamento cuidadoso de todos esses fatores, é possível elaborar um planejamento ótimo para o armazenamento e entrega das mercadorias com as quais sua empresa trabalha. Você já desenvolveu avaliações eficientes desses aspectos no seu negócio antes de planejar sua logística atual? Está em processo de desenvolvimento e ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

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