Como montar minha equipe de logística

Como montar minha equipe de logística

A grande dificuldade em se montar uma boa equipe de logística para uma organização no Brasil certamente reside na falta de mão de obra qualificada disponível no mercado. O déficit na educação e a falta de investimento público em recursos humanos fazem com que, muitas vezes, as empresas optem por soluções improvisadas ou pela terceirização — o que nem sempre é o melhor caminho a ser seguido. Neste artigo abordaremos o desafio de estruturar esse setor e falaremos um pouco mais sobre as diferentes funções a serem providas na área. Confira agora:

O setor de logística

A logística é uma área fundamental da gestão, responsável por providenciar recursos, informações e equipamentos necessários para o funcionamento de toda a empresa. Mesmo que alguns organogramas não prevejam formalmente a existência de um setor próprio para desempenhar tais funções, é certo que ele sempre está presente — centralizada ou descentralizadamente. Geralmente a atividade logística é focada em quatro prontos principais: um sistema de automação e gerenciamento de depósitos, a administração de transporte e distribuição da carga, a gestão empresarial integrada e o planejamento de necessidades materiais.

O profissional da área

É fundamental que o profissional de logística possua um conjunto multidisciplinar de conhecimentos com ênfase na aplicação prática. Além disso, ele deve ter o perfil correto para o trabalho, sendo uma pessoa proativa, organizada e com boa habilidade comunicativa. Não é incomum, no entanto, encontrar profissionais com formação mais genérica ou até mesmo de outras áreas desempenhando funções logísticas. Porém, considerando a grande demanda por profissionais do setor, algumas instituições de ensino já oferecem cursos técnicos e de graduação com formação voltada especificamente para o ramo. Vem aí uma grande leva de mão de obra qualificada para abastecer as necessidades do mercado.

Capacitação técnica

O profissional formado em um curso técnico da área tem competência para planejar e gerenciar instalações e operações de cadeia de logística, buscando sempre a implementação de planos de melhoria continuada e a redução de custos em um nível operacional. Ademais, ele é treinado para avaliar e diagnosticar situações variadas que podem vir a surgir ao longo do caminho.

Graduação em logística

Tecnólogo — ou analista — em logística é o título conferido ao profissional que cumpriu a carga horária de um curso de graduação da área e tornou-se um verdadeiro especialista na função. Esse profissional está apto a assumir um cargo gerencial dentro do setor de logística da organização, ou pode, ainda, atuar em posições voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento de programas de melhoria no processo.

A alternativa da terceirização

Caso a empresa esteja interessada na terceirização, existem boas opções no mercado, bem como pode-se tentar a implantação de algumas tendências que já podem ser observadas no mercado norte-americano — como a iniciativa de se contratar executivos temporários, com objetivos claramente estabelecidos de antemão. Ainda que se opte pela terceirização de toda a equipe, é importante ressaltar que o gestor deve selecionar muito cautelosamente os profissionais para que cada membro do time desempenhe funções de acordo com seu perfil.

Por fim, é preciso ter sempre em mente que o trabalho deve ser integrado e visto como um único processo, e não como o somatório de atividades isoladas, uma vez que a departamentalização exacerbada tende a criar entraves no fluxo de materiais e informações.

Pronto agora para começar a planejar a contratação dos profissionais que integrarão sua equipe? Ficou alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco!

 

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