Como garantir a segurança das minhas mercadorias?

Como garantir a segurança das minhas mercadorias?

Uma boa estratégia logística pode levantar a empresa no mercado, conseguindo mais clientes, melhores vendas e ótima reputação, ou fazer desmoronar um negócio que tinha tudo para dar certo, mas que acabou sucumbindo diante de pequenos erros e algumas despesas que poderiam ser evitadas.

Nesse contexto, uma atitude extremamente relevante que deve ser considerada pelo empreendedor é, além de entregar os produtos no prazo combinado com os clientes, implantar um bom nível de segurança para as mercadorias armazenadas e transportadas, a fim de que os artigos cheguem intactos a seus destinos, sem maiores perdas ou avarias.

Que tal ver algumas dicas para assegurar que suas mercadorias estarão a salvo, desde o estoque até a entrega aos destinatários finais? Então confira já:

Alugue um galpão seguro

A solidez da logística começa na elaboração de sua gestão estratégica e do monitoramento dos estoques. Nesse sentido, não são apenas os cuidados com a manutenção dos itens e a melhor técnica de distribuição interna que garantem a eficiência dos processos, mas, sobretudo, a infraestrutura do local, garantindo a proteção dos artigos armazenados.

É muito importante alugar depósitos com espaços que comportem bem o acervo da empresa, as movimentações de carga e descarga e o apropriado estacionamento dos veículos. Recomenda-se que o lugar seja resguardado por serviços de segurança, de preferência 24 horas, e que tenha uma equipe bem treinada para cumprir esse importante papel.

Escolha bem as embalagens

Deve-se sempre garantir o melhor acondicionamento dos itens a serem transportados para os clientes, de maneira que não aconteçam estragos, quebras e outros eventuais prejuízos. Dependendo do grau de fragilidade do material, é imprescindível, por exemplo, assentar alguns calços, lâminas de papelão ou plástico bolha ao redor das mercadorias, protegendo os produtos transportados contra possíveis choques no transporte.

Identifique as próprias caixas

Pode parecer uma medida supérflua, mas se a empresa descrever minuciosamente os objetos despachados em cada caixa, não só vai sinalizar a melhor forma para os funcionários do transporte manusearem e empilharem as embalagens, mas, também, para decidirem, se for o caso, por modos diferenciados de entrega de alguns gêneros de artigos, sobretudo aqueles mais perigosos, mais delicados ou que se estragam mais facilmente. Assim, dentre as especificações deve-se assinalar as dimensões e o peso do que está sendo levado.

Cheque as ações da concorrência

Descobrir novas técnicas e equipamentos de logística, bem como ficar a par do surgimento de outras transportadoras no mercado pode ser o diferencial que faltava para diminuir os custos dessa estratégia e avançar ainda mais com seu negócio.

Sempre vale a pena ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo, especialmente no que diz respeito às operações de segurança das mercadorias que comercializam. Com pesquisas constantes de mercado, você consegue, aos poucos, certificar seu nível de segurança, com preços bem mais em conta, ou descobrir novas maneiras de ser mais eficiente nessas questões.

Lembre-se de que o profissionalismo de sua empresa também é medido pela segurança proporcionada aos produtos que vende e entrega, portanto, além dos processos logísticos padronizados, deve-se tomar cuidado com as medidas de segurança que se impõem às várias etapas de armazenamento, empacotamento, despacho e distribuição de mercadorias.

E você, como vem garantindo a segurança dos itens vendidos por sua empresa? Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e dicas! Participe!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!