Desafios logísticos para o e-commerce
O advento da internet ampliou consideravelmente o potencial comercial das empresas que ousaram navegar por suas inúmeras possibilidades. A quebra das barreiras físicas e temporais colocou o vendedor permanentemente no local apropriado e na hora certa para fechar a venda, trazendo o máximo de comodidade possível a seus clientes.
Nesse cenário, tanto pequenas como grandes empresas foram inevitavelmente levadas a encarar desafios logísticos inéditos, principalmente no que diz respeito à operacionalização de uma demanda volátil e virtualmente ilimitada pelos fatores tradicionais — como o próprio binômio tempo-espaço.
Dito isso, damos hoje continuidade à nossa série de artigos sobre desafios logísticos fazendo uma abordagem totalmente dedicada ao e-commerce. Então confira:
O crescimento do e-commerce no Brasil
A verdade é que o crescimento do comércio eletrônico em terras brasileiras encontra alguns entraves, sobretudo no que diz respeito aos crônicos gargalos da nossa infraestrutura. E isso faz com que fiquemos atrás de países como Estados Unidos e Japão nas estatísticas. Ainda assim, estamos passos à frente de países como México e Colômbia, onde a entrega de um produto comprado on-line pode demorar até 20 dias. Talvez por isso tenhamos conseguido registrar uma média de 30% de crescimento ao ano no setor. Além dos mesmos entraves enfrentados pela indústria e pelo varejo, o e-commerce ainda enfrenta alguns desafios logísticos peculiares, aos quais nos dedicaremos ao longo do artigo.
A logística como um produto à parte
Diferentemente do varejo, em que a atividade logística é vista como uma atividade de meio, normalmente no comércio eletrônico ela pode ser encarada como mais um produto a ser ofertado ao consumidor. Isso acontece porque os prazos de entrega e a pontualidade no envio são um tremendo diferencial que podem conquistar a confiança e a preferência da clientela. Em uma loja física o foco da equipe logística está em manter os estoques abastecidos e cortar custos, não importando se a mercadoria levou 3 ou 30 dias para sair da fábrica e chegar ao estoque. O produto precisa estar na prateleira no momento em o cliente precisar dele.
No e-commerce há uma urgência maior em realizar a entrega o quanto antes, já que isso pode representar um fator decisivo em relação à concorrência. Muitas lojas virtuais têm, inclusive, oferecido mais de uma opção de entrega, para melhor se adaptarem às necessidades dos consumidores. Diante desse cenário, nunca é demais ressaltar a necessidade de um galpão moderno, eficiente e regionalizado para sair na frente dos concorrentes que trabalham com pontos de distribuição centralizados.
A aplicação da logística reversa
Muitos profissionais que atuam no segmento têm trabalhado com o conceito de logística reversa. Isso ocorre em virtude de um dispositivo do Código de Defesa do Consumidor que confere ao comprador o direito de devolver o produto, independentemente de motivo ou justificativa, em um prazo de uma semana após a compra.
Vale lembrar que quando a venda é realizada presencialmente, em um estabelecimento físico, o lojista não é obrigado a trocar produtos não defeituosos, embora possa optar por fazê-lo para fidelizar o cliente. Além disso, a troca no estabelecimento físico apresenta bem menos desafios logísticos. Assim, o empreendedor virtual deve estar preparado para ter uma resposta rápida a esse tipo de situação, evitando eventuais complicações judiciais.
Resta assinalar que o mercado virtual é terra fértil para quem deseja empreender ou expandir seus negócios físicos. O crescimento do setor pode ser explicado pelo fato de que a demanda brasileira tem muitas compatibilidades com o e-commerce. Nos grandes centros urbanos, muitos consumidores fogem de filas, lojas cheias, engarrafamentos, estacionamentos e do mau atendimento. Enquanto isso, nas cidades menores, muitas vezes o catálogo de produtos pode ser bastante limitado. Aí pode estar sua grande chance!
Agora comente aqui e divida conosco suas impressões sobre os desafios logísticos enfrentados pelo mercado e-commerce no Brasil! Qual parece ser o maior entrave? Consegue imaginar como solucioná-lo? Compartilhe suas opiniões e experiências e participe da conversa!