A importância da localização do seu galpão
Diante do crescimento do mercado interno brasileiro evidenciado nos últimos anos, foi possível notar um aumento significativo no número de empresas interessadas em expandir suas operações logísticas. Sem nenhuma dúvida, este é um processo estratégico importante e uma ótima oportunidade de a empresa se consolidar no mercado.
No entanto, essa expansão deve ser operacionalizada com alguns cuidados especiais, como a escolha do local ideal para a instalação de um galpão. Com isso em mente, decidimos dedicar um post para tratar exclusivamente do assunto, destacando alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento da escolha. Confira!
Acesso à malha viária
O acesso rápido a uma malha viária de qualidade que permita movimentar a mercadoria com facilidade talvez seja o mais importante entre todos os fatores a serem considerados, pois reflete diretamente na estratégia de distribuição da empresa. Neste quesito é interessante observar a presença de pedágios nas redondezas e não se esquecer de incluí-los em um estudo prévio de viabilidade.
Estradas ou ruas esburacadas podem significar o aumento do custo de manutenção de veículos, bem como o aumento do risco de atrasos, acidentes e carretas quebradas no meio do caminho. No mesmo sentido, outro fator a ser considerado é a infraestrutura interna do galpão. O ideal é que o local tenha sido projetado especialmente para o tráfego de carretas, reduzindo ou eliminando o tempo dos veículos em filas.
Segurança
Infelizmente, sabemos serem comuns no Brasil episódios de roubo de cargas e assaltos a galpões. A segurança, portanto, é um fator relevante, que não pode ser negligenciado no momento da escolha da localização do galpão. Caso contrário, pode-se colocar em risco os bens da empresa e em perigo os funcionários e colaboradores do lugar.
Um bom termômetro para saber se o local é adequado para a instalação de um galpão é analisar se existem outras grandes empresas com galpões ou instalações próximas. Uma boa opção são os condomínios logísticos, que oferecem maior segurança, visto que há mais de um galpão por perto e toda uma infraestrutura de segurança pronta.
Proximidade do negócio
Em muitos casos, é de fundamental relevância que o galpão esteja localizado próximo à loja ou aos clientes da empresa. Além de possibilitar o corte de custos com transporte, a proximidade permite a redução do tempo de resposta no que diz respeito ao reabastecimento de produtos. Quanto mais longe o galpão for do destino final das mercadorias, maior a probabilidade de ocorrência de algum imprevisto ou atraso, culminando na ausência do produto nas prateleiras. Sabemos que quando o cliente não encontra o que procura, acaba optando pela concorrência.
Em conclusão, é válido apontar que muitos outros fatores, além do preço do metro cúbico, devem ser levados em consideração na escolha de uma localização adequada de galpão para que não se cometa nenhum erro na decisão.
Você, gestor, tem outros critérios de análise ao decidir o local do galpão do seu negócio? Comente com a gente sua opinião e vamos compartilhar conhecimento!
Pingback: 5 erros de quem terceiriza entrega e gestão de estoque()