Como sua transportadora pode se diferenciar no mercado de e-commerce?
O mercado de e-commerce enfrenta um amplo crescimento não só no Brasil como no mundo. Em um cenário de abertura de possibilidades, as transportadoras precisam buscar maneiras de atrair esses promissores empreendimentos a fim de que contratem seus serviços, imprescindíveis para o sucesso do nicho. A logística entra aí como um grande diferencial para as lojas on-line, que sempre buscam os melhores tipos de serviços de transportes no mercado para manter seus compradores satisfeitos e ativos.
Mas o que será que se pode oferecer para captar cada vez mais lojas virtuais como clientes? Será que é preciso recorrer a atitudes mirabolantes? Para descobrir como sua transportadora pode se diferenciar no mercado de e-commerce, confira o texto a seguir:
Tenha uma boa reputação
A primeira informação que o dono de uma loja virtual busca saber sobre uma transportadora é sua reputação, afinal, ela levará as mercadorias em nome do e-commerce e será o contato físico com o local de entrega de seu consumidor final. Por isso, busque sempre cumprir seus prazos, não ter problemas de reclamações entre seus clientes e demonstrar ser o mais confiável possível, uma vez que, obviamente, presta um serviço de qualidade. Alerte seus funcionários quanto à postura ética e às expectativas da empresa, alinhando todos os setores para conseguir ter o retorno esperado.
Amplie sua área de entrega
Outra questão relevante para muitos e-commerces é atingir uma grande área de entrega. Se sua transportadora se limita a poucas cidades ou Estados, perderá clientes em potencial e amplas possibilidades de aumentar a lucratividade. Por isso, busque cobrir o máximo de área possível, dentro de sua realidade, e amplie as rotas de acordo com o crescimento da empresa.
Seja sempre rápido
Outro fator preponderante para as lojas virtuais é o cumprimento dos prazos oferecidos, já que uma das poucas vantagens que os comércios físicos ainda possuem sobre os on-line é que o produto está disponível logo ali, no momento da compra. Por isso, há uma grande tendência de se diminuir os prazos de entrega para fazer com que os itens cheguem às mãos dos compradores o quanto antes. Qual o segredo para isso? Profissionais bem treinados, sistemas de GPS eficientes e veículos em perfeitas condições.
Ofereça um bom preço
O preço também é um fator essencial para que as lojas virtuais considerem sua transportadora como sendo uma opção interessante. Como os baixos preços são um tremendo diferencial para os e-commerces, o recomendável é que a transportadora não encareça muito a taxação de seus serviços. Assim, busque calcular, da maneira mais exata possível, o quanto você precisa para lucrar e repasse apenas o necessário para conseguir o máximo de clientes. A intenção aqui é ganhar na quantidade, não tentando impor uma margem que possa fazê-lo perder competitividade. Pequenas diferenças de preço podem parecer irrelevantes, mas acabam tendo um alto impacto no valor total do produto.
Mostre capacidade de transporte
O dono do e-commerce levará em consideração o tipo de produto que comercializa na hora de escolher a transportadora. Se ele vende itens grandes, você precisará ter caminhões próprios para carregá-los. Se vende produtos delicados, seus veículos e condutores precisam se adequar a essas necessidades. Assim, se você tem apenas poucos carros ou profissionais destreinados, ficará para trás na corrida pela concorrência.
Com essas atitudes, sua transportadora tem tudo para conseguir muitos clientes no mercado de e-commerce, que não para de crescer. Garanta logo sua fatia desse nicho se quiser ter o lucro e o sucesso que tanto espera!
Agora comente aqui e nos conte se sua importadora já está preparada para esse novo mercado! Falta muito para se adequar às nossas dicas? Compartilhe conosco como sua empresa tem se diferenciado nesse cenário e participe da conversa!