Quando o transporte de cargas deixa de ser um gasto e se torna um pilar da sua gestão

Quando o transporte de cargas deixa de ser um gasto e se torna um pilar da sua gestão

Os gastos com logística no Brasil chegam a absorver, em geral, em torno de 10% do faturamento das organizações. Dependendo da atividade — como as empresas de celulose ou as companhias que lidam com o deslocamento de animais, por exemplo —, as despesas podem ser ainda maiores.

De modo geral, dentro da ciência contábil, os gastos são considerados aqueles dispêndios financeiros que a organização empreende a fim de obter produtos, bens ou serviços para a concretização de sua atividade — o que incluiria, portanto, a compra de maquinários, equipamentos, móveis, ferramentas ou, por exemplo, a aquisição de veículos em nome da pessoa jurídica.

Mas será que a operação logística deve mesmo ser vista como um gasto ou como um investimento na empresa? Pois descubra já essa resposta:

Transformando os custos em investimento

A parte logística de sua empresa, se bem planejada e cumpridora de todos os padrões e condições que a diferenciam dos concorrentes no mercado, poderá, ao contrário de ser encarada como um gasto, ser apreciada como um ótimo investimento, vindo a se transformar em uma estratégia essencial para sua organização. Afinal, investimentos são aquelas saídas de capital que conseguem ampliar as capacidades operacional e produtiva da organização, a ponto de, mais adiante, ter-se um retorno ainda maior do que os recursos empregados.

Fazendo das novas soluções diferenciais de mercado

A empresa precisa encontrar soluções logísticas que agilizem seus processos de entrega aos endereços de destino, diminuindo as despesas e propiciando vantagens diante da concorrência. Uma solução inovadora pode se tornar uma tática operacional tão importante, que a empresa que originalmente a implanta começa a se destacar muito no mercado, sem que outras companhias atuantes do segmento consigam reproduzir tal iniciativa a curto prazo. Às vezes, inclusive, a concorrência nem sequer consegue desvendar a investida logística, que passa a figurar como segredo estratégico.

Tomando as melhores decisões de aprimoramento

Os dispêndios que um empreendimento podem estar mais relacionados com a manutenção dos veículos da frota ou com a implementação de indicadores de performance mais sofisticados na gestão logística, com o intuito de aferir o desempenho de suas operações ou processos. É imprescindível que se tenha informações sobre toda a cadeia logística para facilitar a acertada tomada de decisões, buscando-se a melhoria contínua — desde a renovação dos estoques até os traslados das cargas.

A logística tem uma vital função estratégica dentro de empresas que lidam com serviços que exijam armazenamentos, expedições e distribuição de produtos diversos, não podendo ficar relegada a ser mais um simples gasto na planilha de organização da companhia. Muito pelo contrário, esse setor precisa ser muito bem estimado e planejado, pensando-se não só nos depósitos, mas também na localização, nos modais e nas melhores maneiras de se fazer a movimentação das mercadorias e dos artigos comercializados.

Se você pensa no transporte de suas cargas apenas como um custo, é possível que ele continue mesmo a sê-lo ainda por muito tempo. Mas tente não cometer esse erro, analise como a logística pode melhorar seu negócio e faça dela um instrumento estratégico para que sua empresa cresça e conquiste mais mercado!

E então, como você vem cuidando de sua logística ultimamente? Como esse setor é tratado dentro da empresa? Comente aqui e divida suas experiências conosco!

 

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