Logística: simplifique os processos e alcance a eficiência
Qualquer empreendimento de sucesso precisa exercer suas atividades de forma eficiente e altamente produtiva. Isso porque o mercado econômico é cada vez mais competitivo, e só sobrevivem os negócios que atualizam seus processos, enxugam seus custos e promovem o desenvolvimento de tecnologias de produção e prestação de serviços.
Nesse contexto, a logística é essencial para o sucesso de um empreendimento, porque trata justamente da execução das atividades no ambiente corporativo. Qual é a logística de seu negócio? É suficientemente eficiente? Seria possível reduzir ainda mais os custos de produção?
Pensando nessas questões, elaboramos um pequeno guia com aspectos essenciais dos processos de logística empresarial. Confira:
O que é?
A logística em ambientes corporativos diz respeito, de forma geral, à gestão de pessoas, de recursos, equipamentos, informações e, principalmente, à gestão das atividades dentro da empresa. Ela envolve diversos aspectos de auxílio à administração empresarial, como tecnologia, transporte, contabilidade, economia, marketing e engenharia. Idealmente, as atividades de uma empresa devem ocorrer de forma coordenada, para que criem um fluxo organizado de procedimentos e de ações. E é por essa razão que a logística se faz tão importante.
Por que simplificar os processos?
Por meio da implementação de um sistema de logística interna, a empresa otimiza a realização de suas atividades, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Isso resulta em uma redução de custos, no aumento da produtividade e na construção de ambientes corporativos muito mais dinâmicos.
O objetivo primordial da logística é a melhoria das técnicas de gerenciamento de processo, o que gera renda para a empresa e, ainda, reduz custos para os clientes. Além disso, proporciona uma maior adequação das capacidades da empresa, gera um aumento da agilidade dos negócios, um maior cumprimento de compromissos com clientes e, principalmente, melhora o planejamento estratégico empresarial.
Como planejar a logística da empresa?
O primeiro desafio na elaboração de projetos logísticos é a compreensão minuciosa das atividades executadas em todos os âmbitos da empresa. Entender melhor os processos diários executados leva a um planejamento mais adequado às efetivas necessidades do espaço de produção. Nessa fase, faça o exercício de tentar prever possíveis problemas e entraves referentes ao transporte de cargas, à prestação de serviços e à execução de atividades internas. Se for o caso, refaça o planejamento!
Como implementar?
É possível colocar em prática técnicas de logística empresarial — ou até mesmo aprimorar os atuais padrões logísticos de uma empresa — por meio de estratégias de inovação e de mudanças de paradigmas dentro do ambiente corporativo. Sua implementação geralmente ocorre de forma articulada — entre vários departamentos e setores — e a partir do topo da hierarquia empresarial, desenvolvendo-se posteriormente nas outras áreas de atuação do negócio.
Processos de aprimoramento logístico, entre outras medidas, racionalizam a compra e venda de materiais e planejam estrategicamente a produção — e esse aspecto é particularmente relevante para áreas de atuação sazonal, como a agricultura e a venda de produtos natalinos, por exemplo. Além disso, dá-se especial atenção ao transporte de mercadorias e serviços, por meio da otimização de custos — cooperação em redes de distribuição, agrupamento de produtos para redução de gastos, entre outras medidas.
Essas são as características básicas da logística empresarial. Aprendido? Ainda restou alguma dúvida ou tem sugestões? Deixe seu comentário aqui!