Conheça o EDI logístico e seus benefícios
O Eletronic Data Interchange — ou EDI — é uma solução que proporciona a troca estruturada de dados através de uma rede entre empresas. Sua principal funcionalidade consiste na coleta e na transformação automática de informações, sem que elas precisem ser reintroduzidas no sistema. Na área logística, o EDI facilita muito a comunicação entre os diversos parceiros em uma mesma cadeia de suprimentos, tornando o processo rápido, fácil, transparente e menos suscetível a erros de preenchimento manual de dados. Dedicamos este artigo a analisar mais de perto os principais benefícios oferecidos pelo EDI logístico, que vem prestando auxílio a diversas empresas do ramo e, por isso mesmo, já marca uma presença forte no Brasil. Então não fique de fora, confira agora mesmo:
Centralização de processos
Muitas empresas que atuam no ramo logístico contornam diariamente dificuldades como a multiplicidade de formas na recepção e no envio de documentos com grande variedade de layouts. Com o EDI, toda troca de informações, desde a emissão de uma instrução de transporte até o recebimento da mercadoria, é automaticamente traduzida e padronizada, de modo que o documento é entregue ao destinatário no respectivo layout que ele deseja receber.
Automação
Sabemos que a inserção manual de dados é uma atividade extremamente repetitiva, que pode muito bem ser automatizada, reduzindo, assim, custos administrativos ao se reduzir o tempo gasto em atividades meramente operacionais. Outro aspecto que merece ser mencionado é a redução da probabilidade de erros no registro das informações, podendo causar prejuízos incalculáveis.
Relacionamento
Um meio de comunicação central que padroniza o tráfego de dados evita desentendimentos e aprimora a qualidade do relacionamento entre os parceiros no âmbito da cadeia de suprimentos. É importante destacar também a melhoria no aspecto da transparência, um valor ético fundamental no contexto do mercado nos dias de hoje.
Comodidade
Muitos sistemas de EDI oferecem características como interface personalizável de visualização de documentos e envio de notificações e alertas por e-mail, que podem ser facilmente configuradas e editadas pelo usuário para o acompanhamento dos processos logísticos. Uma funcionalidade também muito útil é a rastreabilidade das informações por meio de protocolos de tráfego.
Atendimento e qualidade de serviço
O EDI viabiliza um melhor planejamento de logística sem a necessidade de pesados investimentos em infraestrutura. Os usuários costumam notar ao longo do tempo que é possível reduzir significativamente os prazos de atendimento e que o serviço prestado passa a ser mais eficiente, gerando uma satisfação maior ao cliente.
Recomenda-se ao profissional de logística que ainda não tenha levado esse debate para dentro da sua empresa, que reconsidere seu posicionamento. O ideal é sempre procurar avaliar a viabilidade dos investimentos diante do proveito que as ferramentas tecnológicas podem oferecer. Afinal, sabemos que o mercado é extremamente competitivo e temos a oportunidade de observar, a cada dia, que a tecnologia faz toda a diferença. Não perca mais tempo: reavalie seus processos, analise as possibilidades e os benefícios de uma mudança e tome a decisão mais acertada para o seu negócio.
E então, ficou ainda alguma dúvida? Já conhecia essa ferramenta? Comente aqui e divida conosco suas opiniões e experiências!