Como rentabilizar sua operação de logística e distribuição

Como rentabilizar sua operação de logística e distribuição

A logística e a distribuição são partes essenciais das operações de uma empresa que lida com o mercado varejista. A logística é um sistema de gestão que compreende a movimentação das mercadorias comercializadas pela empresa — trabalha, assim, com diferentes questões pertinentes ao armazenamento e aos estoques, ao processamento de pedidos, às orientações dos transportes, e a demais aspectos que se relacionem com o fluxo dos produtos. Já a área da distribuição se refere aos canais utilizados para despachar, conduzir e efetivamente cumprir a entrega correta dos produtos dentro da logística. Otimizar tais processos, portanto, está no centro da melhor operacionalidade das empresas de varejo. Que tal descobrir algumas dicas para rentabilizar as operações relacionadas a essas áreas da sua organização? Então confira:

Automatize processos

A automatização dos processos da empresa resulta em vantagens evidentes. Para efetivar tal iniciativa, antes de mais nada, é preciso analisar como as operações funcionam — tanto no âmbito interno como no externo da empresa —, para, assim, elaborar uma arquitetura que otimize as atividades, de modo que seja possível, inclusive, monitorar os resultados. Com a automação, as tarefas repetitivas poderão seguir um mesmo esquema padronizado, de forma a acelerar os ciclos operacionais. Não só será viável ter registros e elementos que sirvam de parâmetro para os funcionários seguirem, podendo-se reparar eventuais desvios, como também será admissível avaliar, com muito mais precisão, se os objetivos e metas da empresa estão sendo alcançados.

Invista em tecnologia de Business Intelligence (BI)

Um dos aspectos mais importantes na logística e distribuição é o processo de coleta, diagnóstico e exploração das informações que têm a ver diretamente com tais operações. Por isso, quanto mais organizadas e qualitativas forem as informações com as quais a empresa lida na sua rotina, melhores e mais bem fundamentadas serão suas tomadas de decisão e elaboração de estratégias, e, por consequência, sua gestão de resultados. A implementação de um software de BI e as práticas a ele relacionadas possibilitam uma visão em tempo real do negócio e das partes que o compõem, oferecendo também economia de tempo e encurtamento de prazos, processos mais eficientes e redução de custos.

Diversifique sua oferta de produtos e serviços

Adicionar novos produtos e serviços no portfólio de artigos oferecidos pela empresa é uma engenhosidade que não só poderá adicionar receitas ao negócio, mas também poderá dividir os riscos de mercado de quando o empreendimento aposta em um só produto ou em poucos gêneros de consumo. Afinal de contas, é comum que existam baixas temporadas de vendas para determinados artigos, o que poderá ser contornado com a oferta de outros itens ao seu público-alvo.

Escolha bem seus depósitos

A correta escalação do galpão que vai comportar seus produtos é uma decisão estratégica crucial para o êxito dos negócios. Não só a segurança, a infraestrutura e os espaços destinados ao armazenamento dos itens de varejo devem ser analisados. É preciso observar, sobretudo, a localização, que deve próxima das vias principais de distribuição e dos endereços de destino.

Manter-se atento a esses aspectos significa uma real possibilidade de rentabilizar suas operações de varejo, deixando seus clientes muito mais satisfeitos e ainda conquistando muito mais fatias de mercado — além de conseguir diminuir custos do negócio. Não só possível como desejável, não é mesmo?

E então, como estão seus processos de logística e distribuição? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências e opiniões!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!