Como armazenar e enviar produtos frágeis
Quem lida diariamente com a logística de artigos frágeis deve ter um cuidado todo especial tanto na hora de seu armazenamento como de seu transporte, visto que cada tipo de produto traz características diversas e pede um conjunto de processos logísticos específicos. É preciso estar sempre atento ao modo como os artigos são manipulados durante todo o processo, desde a movimentação dentro de seu estoque até a chegada ao endereço final de entrega. Mas o que se deve fazer como iniciativas básicas para uma ótima gestão logística de materiais frágeis? Pois é o que vamos ver agora! Então confira:
Armazenar adequadamente os produtos frágeis
O que se deve levar em consideração, desde o início, é que os produtos frágeis não podem ser armazenados da mesma maneira que os outros itens que, porventura, você tem dentro de seus estoques. Esses artigos, muitas vezes, demandam condições especiais de empilhamento, ventilação e acondicionamento até seu devido despacho. Assim, deve-se dar prioridade à proteção da mercadoria, levando-se em conta as características do material em contraste com as condições de transporte. Às vezes a entrega rápida, feita com o encaixotamento em estruturas de madeira ou plástico, pode ser a melhor solução, desde que para percursos de curta distância.
Usar embalagens próprias
É essencial que você encomende e tenha em estoque embalagens apropriadas para o empacotamento e posterior traslado protegido desses itens. As caixas devem ser do tamanho ideal para acondicionar as mercadorias — nem muito grandes, muito menos de tamanhos reduzidos, obrigando os funcionários a se desdobrarem a fazer montagens alternativas. Uma solução super simples e de ótima eficácia para o resguardo de produtos frágeis é o plástico bolha. Envolver os produtos em papel jornal ou deixá-los submergidos em bolinhas de isopor, dependendo, claro, da circunstância, também podem ser boas opções também.
Colocar indicações de fragilidade na embalagem
Uma dica extremamente importante é colocar avisos do lado externo da embalagem explicitando que o material que está sendo transportado é frágil, além de deixar sinais claros sobre para qual lado a embalagem deve ficar virada. É conveniente fixar algumas voltas de fita adesiva grossa ao redor das caixas, a fim de que elas não se abram acidentalmente durante seu transporte ou manuseio.
Enviar por transportadoras em vez dos Correios
Por mais que seu negócio normalmente não comercialize produtos frágeis, fazendo essa carga só eventualmente, procure não usar os serviços dos Correios. Prefira sempre a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, caso você mesmo não tenha a infraestrutura adequada para fazê-lo. Mesmo que os Correios tenham dois tipos básicos de frete para entrega — PAC e Sedex — e ambos os serviços quase sempre cumpram o acondicionamento cuidadoso dos produtos frágeis — com o emprego de plástico bolha e caixas de papelão —, as condições de transporte nem sempre são as ideais, de modo que, muitas vezes, inevitavelmente ocorrem avarias nos artigos transportados.
Aproveitar as facilidades dos galpões terceirizados
Se você não possui um imóvel com uma estrutura notadamente montada para lidar com as mercadorias mais delicadas, vale a pena investir na locação de galpões terceirizados para armazenar adequadamente seu acervo de itens frágeis. Esses espaços apresentam uma infraestrutura muito mais dinâmica, além de o pessoal de apoio já ter sido devidamente treinado para lidar com qualquer tipo de demanda, até os despachos desse tipo de artigo.
Os danos em produtos frágeis podem ser uma causa gritante de prejuízos para a empresa, ainda causando muitos transtornos no pós-venda com os clientes, no caso, insatisfeitos. É muito mais proveitoso que se invista um pouco mais na organização e nos elementos logísticos adequados para prevenir que nada saia errado, do que tentar economizar e contar com a sorte, tendo perdas vultosas no futuro.
Agora comente aqui e nos conte: o que você tem feito para armazenar e enviar os produtos frágeis que sua empresa comercializa? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe-as conosco!