Faça um balanço do ano e planeje-se para 2015 com nossas 4 dicas

Faça um balanço do ano e planeje-se para 2015 com nossas 4 dicas

Sempre que o ano vai chegando ao seu final, chega também a hora de avaliar como a trajetória foi percorrida e se aprontar para o planejamento do ano seguinte. E é por isso que dezembro e janeiro são os meses das clássicas juras de mudanças e promessas de um novo ano melhor.

Mas quando se trata de uma empresa, o balanço precisa ser muito mais preciso, pautado em métricas de resultados efetivos e nos ajustes de metas e objetivos para o ano posterior. E essa projeção vai muito além do simples balanço patrimonial do empreendimento, passando inclusive pela apreciação das estratégias que foram traçadas até ali.

Quer saber como fazer um ótimo balanço do ano que chega ao fim e planejar ainda mais ganhos para o ano que chega? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Elabore o balanço patrimonial

É claro que uma das estimativas mais relevantes para se entender a real situação da empresa é elaborada pela área das finanças. Assim, o balanço patrimonial é a demonstração contábil que serve justamente para levantar a posição do empreendimento em relação a seus ativos — bens e direitos a receber —, passivos — exigibilidades e obrigações a pagar — e, com isso, apurar seu patrimônio líquido, que é a diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

Para todos os empresários e entidades societárias, entender precisamente as contas da empresa abre a possibilidade de saber qual a quantidade de recursos se terá para investir em estratégias específicas no ano seguinte — como estoques, novos equipamentos, mais contratações e cadeia de suprimentos, por exemplo.

Aprimore sua logística

A questão logística é sempre delicada e, ao mesmo tempo, decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento que lida diariamente com a circulação de materiais e bens. Dessa maneira, analise com muita calma tudo o que efetivamente deu certo, assim como os contratempos que apareceram nesse setor, vendo como pode melhorar os serviços.

Será que a contratação de um novo depósito, mais bem localizado e com melhor infraestrutura já resolve? Ou será preciso melhorar sua frota e providenciar a aquisição de softwares de monitoramento em tempo real dos veículos, por exemplo?

Integre sua cadeia de suprimentos

Outra forma para diminuir os custos das operações logísticas e reduzir tempo de deslocamento é avaliar a possibilidade de integrar o sistema com os fornecedores e os serviços de pós-venda, em vez de focar apenas na parte operacional intermediária.

Se o empreendimento estiver amarrado em uma grande rede de ações táticas — desde o pedido ao fornecedor, passando pela logística e distribuição dos produtos, até o atendimento para trocas e devoluções —, não só os estoques serão otimizados, mas os serviços alcançarão resultados cada vez mais positivos. Pense em como foram preenchidas as conexões entre os parceiros e colaboradores dentro de sua organização para examinar tecnologias e novos métodos para agregá-los ainda mais.

Desenvolva o controle do estoque

O gestor que faz um controle eficiente do seu estoque consegue empregar com muito mais propriedade o capital de giro da sua empresa, além de evitar atrasos no despacho dos produtos para os clientes, diminuir bastante a obsolescência e os danos em seus produtos estocados e oferecer mais agilidade nos transportes e logística.

Vale lembrar que o movimento dos estoques tem um peso considerável nas avaliações do balanço do ano, mas, sobretudo, no balanço patrimonial. A quantidade do que está armazenado poderá ser bem menor se houver um software adequado e uma cultura operacional inovadora, projetando os níveis dos estoques e as previsões de venda para certos períodos.

Planejar com antecedência é um dos mais importantes trunfos do empreendedor. Mas para isso deve-se estudar muito bem os cenários que se apresentam a cada virada de ano, bem como avaliar como se deram os resultados dos seus negócios nos meses que se passaram.

E você, já fez o balanço desse ano da sua empresa? Comente aqui e nos conte sobre os resultados dessa avaliação!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre galpões! Não enviaremos spam!